Menu

Teatro de Portugal e do Brasil é lido num novo ciclo da Braga 25

By Heart, peça de Tiago Rodrigues, é o mote para a primeira sessão de Vozes da Dramaturgia Luso-Brasileira Contemporânea.

Esta sexta-feira, 14 de fevereiro, às 19:00, o Sé La Vie recebe a primeira sessão do projeto Vozes da Dramaturgia Luso-Brasileira Contemporânea. Um ciclo de leituras encenadas que culmina numa roda de conversa aberta a todo o público. “By Heart”, peça do dramaturgo e encenador português Tiago Rodrigues, será a matéria-prima do primeiro encontro. A entrada é gratuita.

Ao abrigo da Braga 25, e inserido no programa Todo-o-Terreno, surge o ciclo Vozes da Dramaturgia Luso-Brasileira Contemporânea. Uma iniciativa que pretende trazer ao público dez peças de dez nomes importantes do teatro do primeiro quartel do séc. XXI de Portugal e do Brasil.

Organizados pelo Núcleo Volátil, estes encontros contam com a mediação do ator, dramaturgo e investigador Manoel Candeias, a quem se juntam os diferentes intérpretes que darão corpo ao jogo cénico que as obras propõem. Posteriormente a cada uma das dinâmicas leituras, seguir-se-á uma conversa com o autor da peça, ou com uma pessoa ligada aos seus temas.

O projeto Vozes da Dramaturgia Luso-Brasileira Contemporânea decorre até novembro. Serão abordadas cinco obras muito representativas de Portugal, e outras tantas representativas do Brasil sendo que, no encerramento do ciclo, Lígia Soares apresentará a performance “Romance”.

A primeira sessão gira em torno da peça “By Heart”, do atual diretor artístico do Festival d’Avignon, Tiago Rodrigues. Uma obra marcante do teatro contemporâneo português — já apresentada em diversos países — que esta sexta-feira será interpretada pelo ator Nuno Preto.

“By Heart” leva dez pessoas a aprenderem um poema, enquanto o autor entrelaça histórias sobre a sua avó quase-cega com as de escritores e personagens de livros. Ao longo da narrativa — cheia de afetos que se cruzam — o mistério da escolha do poema decorado é esclarecido. A roda de conversa subsequente terá a participação de Luís Mestre, dramaturgo, encenador, docente e investigador, que dedicou sua pesquisa de mestrado à obra de Tiago Rodrigues.