Menu

Manifesto do Futuro

Manifesto do Futuro projeta o mundo e a sociedade humana no ano de 2125, explorando os desafios e as oportunidades que moldarão o planeta.

Partindo de questões contemporâneas como mudanças climáticas, tecnologia, educação, identidade, geopolítica e demografia, reúnem-se artistas, cientistas, pensadores e público numa reflexão colaborativa sobre o futuro. Através de diversas formas de intervenção artística, pretende criar um espaço para imaginar e debater futuros possíveis, influenciados pelo hoje. Como resultado, pretende criar-se um Manifesto do Futuro, um documento vivo e colaborativo que sintetize as ideias, reflexões e propostas discutidas ao longo do programa.

Curadoria: Livraria Centésima Página

Manifesto do Futuro integra a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura no âmbito do programa Todo-o-Terreno.

Procurando apoiar e contribuir para o florescimento de um maior número de iniciativas culturais independentes na cidade de Braga, o programa Todo-o-Terreno tem como objetivo apoiar projetos que prevejam uma proposta de programação artística regular em espaços do concelho de Braga, ao longo do ano de 2025.

De 19 de junho a 12 de setembro de 2024, decorreu a convocatória deste programa, para submissão de projetos enquadrados nas seguintes áreas artísticas: Música, Artes visuais, Literatura, Discurso e pensamento, Artes Performativas e Cinema e imagem em movimento. A convocatória recebeu um total de 46 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Elisabete Paiva, diretora Artística da Materiais Diversos; Marta Bernardes, coordenadora do serviço de educação e mediação cultural dos museus e bibliotecas da Cidade do Porto e Luís Sousa Ferreira, adjunto da direção artística do TNDMII. Foram selecionados oito projetos propostos por agentes culturais da cidade, que farão parte do programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura.