Menu

Novos Ecos de uma Paisagem Sonora

Sinos, cavaquinho e viola braguesa fazem parte do património sonoro de Braga. São estes elementos que o projeto Novos Ecos de uma Paisagem Sonora pretende explorar, em criações colaborativas que abram horizontes sobre o lugar que cada um destes elementos icónicos pode ocupar.

O objetivo de todo o programa é desvincular esses instrumentos dos seus usos tradicionais, envolvendo músicos e estudantes em momentos de exploração sonora e composição musical, que culminarão com um programa de concertos que são simultaneamente visitas à histórica fábrica de Sinos de Braga, fundada em 1932 e uma das mais respeitadas do país neste campo.

Curadoria: Serafim da Silva Jerónimo & Filhos

Novos Ecos de uma Paisagem Sonora integra a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura no âmbito do programa Todo-o-Terreno.

Procurando apoiar e contribuir para o florescimento de um maior número de iniciativas culturais independentes na cidade de Braga, o programa Todo-o-Terreno tem como objetivo apoiar projetos que prevejam uma proposta de programação artística regular em espaços do concelho de Braga, ao longo do ano de 2025.

De 19 de junho a 12 de setembro de 2024, decorreu a convocatória deste programa, para submissão de projetos enquadrados nas seguintes áreas artísticas: Música, Artes visuais, Literatura, Discurso e pensamento, Artes Performativas e Cinema e imagem em movimento. A convocatória recebeu um total de 46 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Elisabete Paiva, diretora Artística da Materiais Diversos; Marta Bernardes, coordenadora do serviço de educação e mediação cultural dos museus e bibliotecas da Cidade do Porto e Luís Sousa Ferreira, adjunto da direção artística do TNDMII. Foram selecionados oito projetos propostos por agentes culturais da cidade, que farão parte do programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura.