Menu

Livros e ação!

Livros e ação! propõe uma programação mensal que visa aproximar crianças e o público sénior a partir de literatura infantojuvenil, da reflexão partilhada e da criação de pequenos objetos artísticos.

As obras literárias versam sobre temas relacionados com a cidadania, os direitos humanos e a igualdade de género. Em cada uma das dez sessões, um livro será apresentado através de leitura interpretada, a cargo de Renata Flaiban, da Rodamoinho Teatro. Posteriormente, o público será convidado a refletir sobre os conteúdos abordados, guiado pela equipa da UMAR Braga/ART’THEMIS+. Na parte final de cada sessão, as crianças e pessoas seniores poderão produzir um objeto para que o diálogo se faça também por meio da criação artística plástica e para que possam levar consigo uma recordação deste momento.

Curadoria: UMAR Braga

Ficha técnica: Renata Flaiban, UMAR Braga, ART’THEMIS+

Livros e ação! integra a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura no âmbito do programa Todo-o-Terreno.

Procurando apoiar e contribuir para o florescimento de um maior número de iniciativas culturais independentes na cidade de Braga, o programa Todo-o-Terreno tem como objetivo apoiar projetos que prevejam uma proposta de programação artística regular em espaços do concelho de Braga, ao longo do ano de 2025.

De 19 de junho a 12 de setembro de 2024, decorreu a convocatória deste programa, para submissão de projetos enquadrados nas seguintes áreas artísticas: Música, Artes visuais, Literatura, Discurso e pensamento, Artes Performativas e Cinema e imagem em movimento. A convocatória recebeu um total de 46 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Elisabete Paiva, diretora Artística da Materiais Diversos; Marta Bernardes, coordenadora do serviço de educação e mediação cultural dos museus e bibliotecas da Cidade do Porto e Luís Sousa Ferreira, adjunto da direção artística do TNDMII. Foram selecionados oito projetos propostos por agentes culturais da cidade, que farão parte do programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura.