É num contexto de abandono dos centros comerciais de primeira geração que nasce o Shopyard, um projeto com curadoria de Space Transcribers, pensado para a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, com o objetivo de recentrar estes edifícios no debate urbano e artístico contemporâneo.
Com sede na loja 33 do Shopping Santa Cruz, o Shopyard funcionou durante um ano como campo de ensaio contínuo. Entre novembro de 2024 e novembro de 2025, acolheu visitas guiadas, assembleias, oficinas, residências artísticas e uma Summer School de arquitetura, envolvendo artistas, arquitetos, designers, estudantes, lojistas, proprietários, condomínios e habitantes locais na experimentação de novos usos para estes espaços.
A exposição final, que estará patente neste centro comercial de primeira geração entre 8 a 23 de novembro, reúne 16 peças artísticas e arquitetónicas de co-criação, desenvolvidas por Ana Areias, Artristas, BUREAU, Coletivo P22, Colectiva Ta Ta, Gonçalo Araújo, Inês Barros, Kindergarten Coletivo, Maria João Petrucci, Marisa Fernandes, Miguel De, Mónica Faria, Oitoo, Ouest Architecture, Pedro Augusto e Svenja Tiger. As obras resultam de um amplo processo de investigação curatorial, que incluiu oito oficinas, cinco residências artísticas e uma Summer School de arquitetura. Ao longo do ano, estes artistas trabalharam em áreas multidisciplinares — desde o design e do vídeo, à tecelagem, à cartografia e às artes performativas.
Como explicam Daniel Duarte Pereira e Fernando P. Ferreira, curadores do projeto, “com esta exposição, o Shopyard procura ativar um debate urgente — político, social e arquitetónico — sobre estes edifícios negligenciados no discurso urbano dominante. Sem romantizar a decadência nem propor soluções fechadas, os artistas, arquitetos e designers que passaram pelo projeto trabalharam com o que existe: as falhas, os obstáculos, os conflitos e as potencialidades, abrindo caminho a novas formas de uso e de relação entre estes centros comerciais e a cidade.”
O projeto expositivo pode ser visitado todos os dias, entre as 10:00 e as 20:00, no Shopping Santa Cruz. A entrada é livre.