Menu

Braga 25 reflete sobre desafios contemporâneos do património cultural

Nos dias 29 de setembro e 2 de outubro, Joana Meneses Fernandes marcará presença em dois painéis distintos dedicados à discussão do património, do legado cultural e da importância de ferramentas de mediação no contexto da Braga 25. 

Na próxima segunda-feira, às 16:00, no Forum Braga, a Coordenadora Executiva e do Programa da Braga 25 estará a moderar a conversa “Capitais de Cultura: Inovação, Mediação e criação”, inserida no programa IDENTI(CIDADE). Os convidados são Ana Bragança, diretora artística da estrutura artística ondamarela, Porfírio Correia, do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Braga e John Romão, criador e diretor artístico de Évora 27 — Capital Europeia da Cultura.

No IDENTI(CIDADE), pretende-se criar um espaço de diálogo interdisciplinar e partilha de boas práticas, reunindo investigadores, profissionais e mediadores culturais em torno dos desafios da salvaguarda, valorização e renovação do património, entendido não apenas como herança do passado, mas também como recurso vivo e participativo para a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis.

Já a 2 de outubro, Joana Meneses Fernandes, em representação da Capital Portuguesa da Cultura, participa na sessão de abertura do ciclo Conversas com o Património, ao lado da investigadora e historiadora Rebeca Blanco. O evento promovido pela Rede Casas do Conhecimento e pela Universidade do Minho nasceu com o propósito de criar um espaço de diálogo transdisciplinar, aberto a diferentes olhares e experiências sobre aquilo que entendemos como património, envolvendo investigadores, profissionais, estudantes e comunidade.

A primeira conversa deste ciclo, que conta com a presença da Braga 25, decorrerá entre as 18:00 e as 19:30, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho (B-Lounge da Biblioteca Geral, Campus de Gualtar).