Menu

Cenários, do Teatro Nacional D. Maria II, reflete sobre a Braga 25 e o futuro da cultura

O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II) promove nos próximos dias 27 e 28 de novembro, em Braga, mais uma edição do seu programa de pensamento, o Cenários. O evento, que decorre no Theatro Circo e no gnration, com entrada gratuita mediante inscrição prévia, integra a programação de Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura.  

O Cenários é um momento crucial de reflexão e debate, cruzando as experiências e aprendizagens do projeto de descentralização cultural Odisseia Nacional do D. Maria II (iniciado em 2023) e da iniciativa Capital Portuguesa da Cultura em Braga, criada pelo Governo português e que abrange as outras duas cidades finalistas à candidatura Capital Europeia da Cultura em 2027, Aveiro e Ponta Delgada. Este ano, o foco vira-se precisamente para a forma como Braga tem interpretado este projeto, com um programa que celebra o diálogo entre a criação artística nacional e as possibilidades de ligação com a Europa. O Cenários propõe ainda uma reflexão sobre os diagnósticos e perspetivas resultantes dos dois anos de périplo do TNDM II, observando também outras questões fundamentais para o futuro da arte e da cultura em Portugal. 

A sessão de abertura, no dia 27 de novembro, às 10h30, no Pequeno Auditório do Theatro Circo, contará com a presença de figuras como João Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Braga), Rui Catarino (Presidente do Conselho de Administração do TNDM II) e Joana Fernandes (Conselho Administração da Faz Cultura). Ao longo dos dois dias, diversos painéis de debate irão abordar temáticas como Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, com especialistas como Cristina Farinha e José Alberto Ferreira (Évora’27), e a “Odisseia Nacional”, que contará com a participação de diretores artísticos regionais, como Cátia Terrinca e Fátima Alçada. Outros debates essenciais incluem a “Cultura Nacional”, que contará com Ana Feijó da Cunha, Mónica Guerreiro e Sara Barros Leitão, a “Equidade do Território” e a relação entre “Arte e Tecnologia”. O primeiro dia encerra com uma Tertúlia sobre “Processos Participativos” no Mercado Municipal de Braga. Já o dia 28 inclui um Fórum Jovem e um encontro de reflexão, o “Criar, Programar, Mediar”, dedicado exclusivamente a agentes culturais da região Norte.  

O programa inclui ainda a exibição do documentário Cartografia do encontro e o espetáculo A Vida Secreta dos Velhos, de Mohamed El Khatib. Todas as sessões de debate, tertúlia e a apresentação do documentário terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP). 

O programa completo pode ser conhecido através desta ligação.