Trajetos Comunicantes é um projeto artístico, desenvolvido no âmbito da Braga 25, que elege a escuta como uma prática sensorial que promove a reflexão e a experimentação. O projeto tem por base os conceitos de mobilidade, território, património, paisagem, espaço público e comunidade, abrindo vias de criação no campo sonoro e também no pensamento associado a esta temática.
Os principais parceiros do projeto são o grupo de investigação Audire (CECS) e a TUB – Empresa de Transportes Urbanos de Braga. Entre março e setembro de 2025, serão apresentadas obras sonoras dentro dos autocarros desta rede, sendo também disponibilizadas online. Associada aos conteúdos sonoros, será ainda concebida uma publicação de ensaios escritos subordinados à temática do projeto e aos próprios conteúdos sonoros.
Nesta chamada de trabalhos, desenvolvida pelo Audire, são aceites propostas por parte de artistas, músicos, escritores, académicos e outros profissionais da cultura, que podem ser submetidas até 31 de janeiro de 2025.
As peças sonoras devem ter duração de 3 a 15 minutos e ser em qualquer dos seguintes géneros: arte radiofónica, paisagem sonora, documentário, instalação, rotas áudio e música. Os ensaios escritos deverão ter um máximo de 5000 caracteres. Ambos os formatos – peça sonora e ensaio escrito – devem ser trabalhos originais e inéditos.
Sabe mais aqui.
Para qualquer questão e para o envio de submissões, podes utilizar o e-mail prodtcom25@gmail.com