A segunda Assembleia do Desejar – Movimento de Artes e Lugares Comuns está marcada para o próximo dia 9 de abril, às 18h, no Mercado Municipal de Braga.

Estas assembleias têm como objetivo construir coletivamente este projeto da Braga 25 com a comunidade, conhecendo os seus interesses e desejos. É a partir destas assembleias, que ocorrem mensalmente, que a programação e as criações do Desejar vão ser decididas.

O Desejar nasce da procura de respostas e consequentemente de ações para combater a apatia social e os baixos índices de participação cidadã. Os atos participados frágeis afetam a nossa capacidade de desejar no sentido de imaginar outros mundos, outros modos de relação, de ser e de produção possíveis. É no espaço de pulsão vital, que é o desejo, que este movimento se pretende suportar. As principais bases deste projeto são a criação e experimentação artística, participação e comunidades, relação horizontal com a natureza, e troca de conhecimentos.

Na sua 1ª edição, a culminar em junho de 2025, propõe-se promover a experimentação e o conhecimento centrado na criação e produção artística e cultural contemporânea, suportando-se numa ideia de arte em comum, sustentável, baseada na partilha de recursos na qual elementos humanos e mais que humanos de um ecossistema estabelecem relações horizontais integradas.

A primeira assembleia teve lugar no dia 8 de março, também no Mercado Municipal de Braga.

Encontra-se também decorrer uma convocatória com o objetivo receber propostas de projetos que possam integrar o Desejar, que conta com um momento de apresentação pública intensiva entre os dias 10 e 14 de junho de 2025. Procuram-se criações artísticas participativas e comunitárias a iniciar anteriormente a junho de 2025, que cruzem coletivos e artistas locais, nacionais e internacionais, com experiência na arte participativa e comunitária, com agentes da região a partir de Braga. Sabe mais aqui.