Menu

O livro “Trajetos Comunicantes: A Matéria da Escuta” é apresentado a 21 de fevereiro no PISO

A publicação final do projeto artístico Trajetos Comunicantes, inserido no programa da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, será apresentado no sábado, 21 de fevereiro, no espaço PISO, pelas 18:00. O evento conta com a apresentação conjunta de Luís Pinto, coordenador do projeto e editor deste volume, e Madalena Oliveira, diretora do CECS  — Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e responsável pelo projeto de investigação Audire.

“Trajetos Comunicantes: A Matéria da Escuta” conta com ensaios de artistas, investigadores e estudantes que responderam à chamada internacional lançada em 2025, da qual resultaram também cerca de 80 peças sonoras que integraram o projeto ativado em março de 2025. Estão incluídos textos de André Perim, Angelos Kottas, Arjan Onderdendwijngaard, Cláudio Bezz, Frederico Pessoa, Karina Sletten, Khristina Otts, Laetitia Kozlova, Marcelino Ferreira, Nigel Bristow, Paul Devens, Ralph Hoyte, Ricardo Silvestre, Susana Vieira, Teresa Lima e Vanya Nesterets, numa tentativa de explorar “a escuta como prática essencial para compreender e habitar o mundo contemporâneo, resgatando o som enquanto matéria sensível que molda o espaço público, a memória e a vida coletiva”.

No livro foram ainda exploradas duas secções de ensaio fotográfico, a partir do quadro conceptual da proposta artística e do processo criativo do Trajetos Comunicantes.

A entrada no evento é gratuita.