Menu

O programa Supracasa vai abrir nova convocatória

Integrado na programação da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura, o Supracasa é um programa de incentivo à criação e difusão das artes performativas.

Esta iniciativa inspira-se em Sebastião Alba, poeta natural de Braga, que passou parte da sua vida em Moçambique e que viveu os seus últimos anos como sem-abrigo nas ruas da cidade que o viu nascer. A expressão “supracasa” era uma metáfora usada pelo poeta para descrever um espaço imaginário, um lugar que transcende o mundo físico. Para Sebastião Alba, a poesia era a sua supracasa: um refúgio espiritual onde a arte se manifestava.

Após uma primeira edição em 2024, que proporcionou residências artísticas a cinco artistas ou companhias da região, o programa regressa em 2025 com uma open call de âmbito nacional, alargando o seu alcance e reforçando o compromisso com a nova criação. A convocatória estará aberta de 12 de fevereiro a 12 de março de 2025, e o regulamento, bem como o formulário de candidatura, estarão disponíveis no site da Braga 25 a partir do próximo dia 12 de fevereiro.

Com um financiamento total de 39.000€, este apoio destina-se a artistas emergentes até aos 35 anos, naturais ou residentes em Portugal. Serão selecionados três projetos na área das artes performativas – dois dirigidos ao público geral e um ao público infantojuvenil – abrangendo as disciplinas de Teatro, Dança e Cruzamento Disciplinar. As residências artísticas deverão decorrer ao longo de 2025, culminando na apresentação pública dos trabalhos em 2026.

A seleção estará a cargo de um júri composto por Mickaël de Oliveira (dramaturgo, encenador, programador e codiretor artístico do Coletivo84), Laura Lopes (programadora de artes performativas do Teatro do Bairro Alto) e Maria Inês Marques e Sara Borges, em representação da equipa do Theatro Circo.

Não percas a oportunidade de participar nesta convocatória a partir de dia 12 de fevereiro, através do regulamento e formulário que ficarão disponíveis no website e redes sociais da Braga 25.