A iniciativa reunirá jovens de diferentes escolas do concelho que participaram nas várias edições do programa, promovidas nos anos letivos 2023/24 e 2024/25, no contexto da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura. Nesta sessão, o objetivo é de celebrar o percurso realizado, refletir sobre os temas e valores trabalhados e reforçar a importância do diálogo democrático na construção de comunidades mais participativas.
O evento estrutura-se em três momentos principais: um momento de encontro entre jovens de diferentes escolas e edições do programa; um momento de partilha e diálogo democrático, em torno das questões que inspiraram o Programa Bem Comum; e um momento de criação coletiva, que reunirá jovens e especialistas para a elaboração de um manifesto, a ser posteriormente entregue ao novo executivo municipal de Braga.
Este encontro reunirá, no gnration, alunos de diferentes faixas etárias, que estarão em diálogo com os convidados Mário Meireles, Vereador da Câmara Municipal de Braga, Adriano Ferreira Borges, fotógrafo, mediador cultural e membro fundador do coletivo PAVAC, a plataforma Refood e ainda a equipa nuclear do Bem Comum.
O evento é dirigido a jovens dos 14 aos 18 anos, de participação gratuita, mediante inscrição prévia, através desta ligação.
Sobre o Bem Comum
O Bem Comum Braga é um programa de capacitação de jovens dos 14 aos 18 anos para pensar democraticamente e agir politicamente na sua comunidade, realizando projetos em colaboração com os municípios e a sociedade civil. Em 2023, o Bem Comum teve a sua edição piloto do programa em Braga, no âmbito da Braga 25, e manteve-se ativo, num trabalho desenvolvido em articulação com os agrupamentos de escolas. Este programa pretendeu criar condições para que os jovens atuem em prol do bem comum na sua comunidade, de forma informada sobre a realidade que os envolve e sensível aos desafios de um desenvolvimento sustentável.