A campanha desenvolvida para a Braga 25 pelo gabinete Design by OOF foi premiada pelos Graphis Awards na categoria de Design.

Os prémios Graphis são atribuídos anualmente, desde 1952, aos melhores projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade de todo o mundo. O galardão “Design Annual” integra a competição da Graphis que premeia trabalhos reveladores de especial talento na categoria de design de comunicação.

A Design by OOF colabora, desde 2018, no projeto da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027. Na conferência de imprensa do anúncio de Évora como cidade vencedora da Capital Europeia da Cultura 2027, o Ministério da Cultura anunciou a criação da Capital Portuguesa da Cultura como reconhecimento do trabalho feito pelas cidades finalistas – Aveiro, Ponta Delgada e Braga.

Com a redução da escala europeia para o âmbito nacional, iniciou-se uma reflexão e reformulação do projeto. Para comunicar esta nova fase de transformação e mudança, foi preparada uma campanha multimeios e reformulada toda a imagem desta candidatura.

“Há sempre um plano B” foi desenvolvida através da colaboração entre a equipa de comunicação da Braga 25 e a Design by OOF. O conceito foi pensado para transmitir uma ideia de esperança, de que, mesmo quando os objetivos a que a candidatura se propôs não foram inteiramente cumpridos, a cidade soube criar uma alternativa de qualidade e iniciar a implementação de novo título, criado pelo ministério, e entendido pela cidade como uma outra forma de celebrar a cultura, desta vez num plano nacional. Para reforçar a ideia de “Plano B”, foram utilizadas palavras iniciadas pela letra B associadas a características ou expressões únicas de Braga, como Bananeiro, Begueiro ou Bimilenar. A fotografia e o vídeo foram inspirados nessas palavras, e várias letras “B” em 3D foram desenvolvidas para reforçar os novos objetivos.

A Braga 25 é uma iniciativa cultural com a duração de um ano, que vai ter lugar em diferentes pontos do concelho de Braga ao longo de 2025. Nesse ano, queremos celebrar a criação artística nacional, em articulação com os habitantes de Braga e os seus agentes culturais, sem perder a ligação com a Europa.