Em 2024, cerca de 60 imigrantes, sobretudo do Bangladesh, foram forçados a permanecer encostados à parede com as mãos na cabeça durante duas horas. As imagens do episódio, que aconteceu na Rua do Benformoso, em Lisboa, tornaram-se virais e geraram debate público sobre a legitimidade da ação e a exposição de pessoas sem antecedentes criminais.
Simultaneamente, por volta da mesma altura, Marco Martins considerava adaptar Um Inimigo do Povo, de Henrik Ibsen, cujo texto se foca no conflito entre o indivíduo e o coletivo. A peça proposta por Marco Martins e apresentada em 2025 é construída a partir dos testemunhos e biografias destas pessoas imigrantes, agora envolvidas no elenco.
Na tarde de 13 de dezembro, o encenador junta-se à conversa com Gisela Casimiro no âmbito do ciclo Contexto.
De: Marco Martins / Direção e dramaturgia: Marco Martins / Texto de: Marco Martins, a partir de testemunhos de todo o elenco e da investigação de Joana Pereira Bastos e Raquel Moleiro e de obras de Henrik Ibsen, Thomas Ostermeier, Florian Borchmeyer, Elias Canetti, Georges Didi-Huberman, Roger Caillois, Hannah Arendt, Cesare Pavese, Hein De Haas, Claire Touzard, Adília Lopes, Robert Peckham, Marguerite Duras e Pier Paolo Pasolini / Com: Amin Nurul, Dil Bahadur Ale, Janit Fernandes, Kamal Chowdhury, Kamal Sarder, Niraj Khadka, Rajib Al Mamun, Sabera Parvin, Sharker Nasrin, Shohel Rana e Rita Cabaço e Rodrigo Tomás / Composição vocal e coro com o elenco: Rabih Beaini / Música original e composição sonora por: Rabih Beaini / Música original por: João Pimenta Gomes / Assistência de encenação e apoio à dramaturgia: Rita Quelhas / Apoio à assistência de encenação: Alexandra Petrovskaya / Desenho de luz: Nuno Meira / Cenografia: Isabel Cordovil e João Romão (xxxi.studio) / Construção de cenografia: Artworks / Sonoplastia: Vitor Santos / Direção técnica: Pedro Moreira / Movimento: Lua Carreira, Maria Fonseca / Workshop de movimento: Hugo Marmelada / Workshop de som: João Pimenta Gomes / Workshop de texto: Matilde C. / Transcrição de entrevistas: Gabriela Dias / Pesquisa de elenco: José Pires / Fotografia: André Príncipe e Beatriz Banha / Textos publicação: Bárbara Reis, Joana Pereira Bastos, Marco Martins, Matilde C. e Raquel Moleiro / Design publicação: Atelier Pedro Falcão / Tradução: Joana Frazão / Administração Arena: Marta Delgado Martins / Gestão e direção de produção: Sérgio Azevedo / Produção executiva: Hugo Alves Caroça / Esta produção é desenvolvida com o apoio da: Plataforma Prospero New cofinanciada pelo programa Europa Criativa da União Europeia / Coprodução principal:CCB / Coprodução:Teatro Municipal Do Porto, Theatro Circo | Braga 25 – Capital Portuguesa Da Cultura, Théâtre De Liège – Théâtre D’Europe / Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude E Desporto | Dgartes – Direção Geral Das Artes, Goethe-Institut Portugal, Artworks e PreZero / Agradecimentos: Aditya Saxena, Abdul Wahid Khalizad, Ashraf Emdi Uddin, Fahima Begum, Farhana Akter, Farid Ahmed Patwari, Francisca Neves, Komal Shahazdi, Mazumder Mohamed, Mizan Mizan, Mohamed Fakhrul, Nelson Gomes (Filho Único), Pemba Sherpa, Rasel, Renovar A Mouraria, Sabee Shrestha, Sandip Busal, Saurav Baishnab, Zakiur Rahman, Fundação Arpad Szenes-Vieira Da Silva, Museu Nacional Do Teatro E Da Dança / Apoio à divulgação: Antena 1
Subscreve a Newsletter da Braga 25. Vive um ano inteiro de celebração da criação artística nacional, em ligação com a Europa e com os artistas e agentes culturais bracarenses.
Utilizamos cookies para assegurar uma melhor experiência de navegação.