Menu

Cravina: isto não é um cachimbo

O Coletivo Cravina propõe um programa interdisciplinar, que questiona preconceitos e estereótipos.

De modo a combater a despolitização no meio universitário, o público estudantil é convidado a participar numa sessão de cinema que estimula o questionamento sobre o paradigma social atual e as normas estabelecidas. Cravina: isto não é um cachimbo promove o questionamento e o autoquestionamento através de processos artísticos participativos. Por isso, tem também um programa dirigido a crianças, com o objetivo de as aproximar da arte contemporânea, dando a conhecer artistas e obras não ocidentais. O programa inclui ainda sessões de poesia dinamizadas por pessoas migrantes, a partir de maio. Ao longo das várias sessões do projeto, os participantes são desafiados a construir textos reflexivos que darão origem a uma coletânea, a editar em novembro.

Curadoria: Coletivo Cravina

Cravina: isto não é um cachimbo integra a Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura no âmbito do programa Todo-o-Terreno

Procurando apoiar e contribuir para o florescimento de um maior número de iniciativas culturais independentes na cidade de Braga, o programa Todo-o-Terreno tem como objetivo apoiar projetos que prevejam uma proposta de programação artística regular em espaços do concelho de Braga, ao longo do ano de 2025.

De 19 de junho a 12 de setembro de 2024, decorreu a convocatória deste programa, para submissão de projetos enquadrados nas seguintes áreas artísticas: Música, Artes visuais, Literatura, Discurso e pensamento, Artes Performativas e Cinema e imagem em movimento. A convocatória recebeu um total de 46 candidaturas, que foram avaliadas por um júri composto por Elisabete Paiva, diretora Artística da Materiais Diversos; Marta Bernardes, coordenadora do serviço de educação e mediação cultural dos museus e bibliotecas da Cidade do Porto e Luís Sousa Ferreira, adjunto da direção artística do TNDMII. Foram selecionados oito projetos propostos por agentes culturais da cidade, que farão parte do programa oficial da Capital Portuguesa da Cultura.