Sabias que em Braga também existem umas Galerias Lafayette? Contudo, a sua única semelhança com o cintilante armazém parisiense é…o nome.
As nossas Galerias Lafayette são um exemplo de entre muitos centros comerciais construídos entre os anos 1980 e 1990 em Braga que, apesar de localizados em espaços centrais e privilegiados da cidade, necessitam hoje de um novo olhar e aprofundamento face ao seu presente e futuro. Com a criação de grandes superfícies comerciais na periferia da cidade e mudança de hábitos de consumo aliados às crises económicas das últimas décadas, grande parte das lojas destes centros comerciais encontram-se hoje desocupadas. Embora não mantenham a vitalidade e o dinamismo do período em que foram construídas, muitas destas lojas desocupadas representam oportunidades para incitar novas atividades culturais na cidade. Em resposta a esta oportunidade nasce o projeto Shopyard.
O projeto Shopyard desdobra-se num conjunto de iniciativas que incidem sobre dois eixos programáticos—reflexão e criação — que irão dinamizar, debater e re-imaginar futuros possíveis para estes centros comerciais. O eixo de reflexão será desenvolvido a partir do final de 2024 e ao longo de 2025 através de uma tour pelos centros comerciais, três assembleias de pensamento e uma summer school de arquitetura. O eixo de criação partirá da transformação de uma loja no shopping Santa Cruz, que servirá de sede para proporcionar momentos de criação através de oficinas e de uma open-call para mini-residências artísticas que irão decorrer ao longo de 2025. Os resultados destes dois eixos do projeto, de reflexão e criação, culminarão com uma exposição final prevista para o final de 2025 em alguns dos centros comerciais de primeira geração de Braga.
Curadoria: Space Transcribers