Braga vai ser a Capital Portuguesa da Cultura em 2025. Estamos a preparar um ano inteiro de celebração da criação artística nacional, em ligação com a Europa e com os artistas e agentes culturais bracarenses.

A Capital Portuguesa da Cultura é uma iniciativa que resulta do processo de candidatura ao título de Capital Europeia da Cultura 2027 (CEC 2027). Em Braga, começámos a trabalhar em 2018, definindo uma estratégia cultural para a década de 2020-2030, que está já em fase de implementação.

Depois, em 2020, avançámos para o processo de candidatura a CEC 2027. Foram dois anos intensos de trabalho, onde imaginámos a Braga de 2027 em conjunto com artistas, instituições culturais, organizações, empresas e cidadãos anónimos. Braga chegou, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada, à lista de cidades finalistas desta iniciativa, tendo o painel internacional de especialistas que avaliou o processo selecionado a cidade de Évora como Capital Europeia da Cultura 2027.

A qualidade do trabalho efetuado por todas as cidades finalistas levou à decisão do Ministério da Cultura de criar uma iniciativa semelhante de âmbito nacional, a Capital Portuguesa da Cultura. As três primeiras cidades a obter este título são assim as finalistas não vencedoras: Aveiro, em 2024, Braga, em 2025, e Ponta Delgada, em 2026.

Sabe mais sobre o caminho que fizemos até aqui em braga27.pt e em bragacultura2030.pt.

Sobre nós

A Braga 25 é uma iniciativa cultural com a duração de um ano, que vai ter lugar em diferentes pontos do concelho de Braga ao longo de 2025. Nesse ano, queremos que a nossa cidade seja palco do que de melhor se faz em Portugal nos diferentes domínios artísticos. Mas queremos mais.

Queremos manter a rede de parceiros europeus e internacionais que fomos construindo durante a candidatura a Capital Europeia da Cultura através de convites a artistas, intercâmbios entre associações ou residências artísticas. Mas queremos mais.

Queremos que o tecido cultural bracarense possa crescer com esta iniciativa através do seu envolvimento nos projetos da Braga 25 e de ações de capacitação que fortaleçam a sua atividade. Mas queremos mais.

Queremos que os habitantes de Braga participem ativamente, e desde já, nesta programação através de projetos de continuidade que começam agora e culminam em 2025. Mas queremos mais.

Queremos contar contigo. Vamos?

Equipa

Quem somos

Coordenação Executiva

Atualmente a desempenhar funções de Administradora Executiva da Teatro Circo de Braga, integrou esta empresa municipal em 2018 para assumir a coordenação executiva da Braga Cultura 2030 – Estratégia Cultural de Braga 2020–2030 e, posteriormente, a coordenação do programa artístico da Braga’27 – candidatura a Capital Europeia da Cultura. Foi gerente e gestora sénior de projetos na Opium, empresa especializada em consultoria no setor cultural. É licenciada em Arte e Património pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto onde obteve também o grau de Mestre em Gestão do Património Cultural.

Participação e Mediação de Públicos

Integrou a empresa municipal Teatro Circo em 2018, para assessorar a coordenação executiva da estratégia Braga Cultura 2030 e, posteriormente, assumiu funções de produtora na Braga’27 – candidatura a Capital Europeia da Cultura. Paralelamente é artista e ilustradora freelancer. Conta também com outras experiências de trabalho nas áreas da Programação, Comunicação e Produção Cultural, no gnration, e de Curadoria, Comércio e Marketing na Zet Gallery. É licenciada em Artes Plásticas, no ramo de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e mestre em Gestão de Indústrias Criativas pela Universidade Católica Portuguesa.

claudia.cibrao@theatrocirco.com
Relações Externas e Produção

Integrou a empresa municipal em 2018 tendo desempenhado várias funções no Theatro Circo, nomeadamente na área da comunicação da Braga Cultura 2030 – Estratégia Cultural de Braga 2020–2030 e ainda da Braga Cidade Criativa da Unesco para as Media Arts. Na candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027 desempenhou funções de assistente de relações externas e de produção. Paralelamente é artista e ilustradora freelancer. Foi jornalista e subdiretora de informação da RUM Rádio Universitária do Minho. Colaborou também com o Jornal Público e com o jornal Liberal, em Cabo Verde. É licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Viseu.

natacha.correia@theatrocirco.com
Comunicação e Estratégia Digital

Enquanto gestora de comunicação na empresa municipal Teatro Circo, foi responsável pela estratégia digital da Braga’27, o processo de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027. Anteriormente, assumiu também a função de técnica de comunicação da Braga Cidade Criativa da Unesco para as Media Arts. No seu percurso profissional ganhou o Passaporte para o Empreendedorismo do IAPMEI com um projeto ligado a transmedia storytelling para o mercado musical, passou pelo departamento de comunicação da Viagens Abreu, pela Vitamina. Digital Agency e pela agência SA365. É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho e em Turismo pela Universidade Católica Portuguesa.

mariana.volz@theatrocirco.com
Coordenação de Comunicação

É responsável pela coordenação de comunicação da Braga 25, tendo assumido o mesmo cargo no processo de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027. Coordenou também a comunicação da Braga Cidade Criativa da Unesco para as Media Arts de 2019 a 2021. Antes disso passou pela comunicação do projeto artístico Comédias do Minho. É licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho e mestranda em Comunicação, Arte e Cultura no mesmo estabelecimento de ensino.

carolina.lapa@theatrocirco.com
Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Braga

Ana Ferreira nasceu em Braga e licenciou-se em Comunicação Social, pela Universidade do Minho. É pós-graduada em Comunicação Estratégia e Empresarial, pela Universidade Europeia em

Lisboa e possui um master em Protocolo e Organização de Eventos pela Escuela Internacional de Protocolo de Madrid – Espanha.

Foi adjunta para as Relações públicas e institucionais do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, de 2003 a 2017. Regresso em 2017 à cidade Braga, onde integrou a empresa municipal INVESTBRAGA – Agência para a Dinamização Económica de Braga, assumindo em 2018 a direção da área de Dinamização Económica e Atração de Investimento.

Desde outubro de 2019, é Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Braga.

Chefe de Divisão de Cultura do Município de Braga

Licenciada em Sociologia das Organizações, pela Universidade do Minho e com vasta formação na área da gestão de projetos, planeamento estratégico e gestão cultural e com curso em Gestão Pública na Administração Local, pelo FEFAL.

Com  23 anos de experiência enquanto técnica superior de ação cultural no Município de Braga é desde 2015 Chefe de Divisão de Cultura.

Coordena a atividade cultural e as equipas de trabalho dos equipamentos culturais da alçada do município. Foi mentora e impulsionou a criação do SEI – Serviços Educativos Integrados do Município de Braga. Em 2022 o Serviço Educativo sofreu, por sua iniciativa, um incremento de equipa fixa e consolida uma nova perspetiva de atuação como ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga.

Assume a direção Artística e Executiva de eventos culturais de pequena, média e grande dimensão e de programas regulares, inscritos na estratégia cultural Braga 20202030. Coordenou em 2019 e 2020 Braga Capital de Cultura do Eixo Atlântico 2020 e assumiu a coordenação da Operação ATLAS do Município de Braga – CULTURA PARA TODOS, AVISO N.º NORTE-30-2019-34 do Norte 2020, no âmbito da Prioridade PI 9i do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Promotores

Webdesign