Com origem no século XVII, período em que a Península Ibérica estava no centro do poder político europeu, o Órgão de Tubos Ibérico influenciou a composição musical da época e serviu de modelo aos construtores de instrumentos de grande parte da Europa.

 

No entanto, após o seu auge no período barroco, o instrumento tornou-se subvalorizado e pouco estudado. O projeto Pipe Poetics pretende promover a criação e apresentação ao vivo de novas composições para os Órgãos de Tubos Ibéricos de Braga, reunindo a vanguarda da criação musical e este património único da cidade. 

Convidamos três compositores contemporâneos, com formações distintas, para trazerem novas abordagens musicais a este instrumento fascinante. A cada quadrimestre de 2025, uma nova composição musical será desenvolvida, durante o período de duas semanas, e apresentada numa das igrejas de Braga, num encontro emocionante entre o património da cidade e a vanguarda artística. Cada uma das residências artísticas será gravada e apresentada num documentário online em 2025.

Curadoria: Luís Fernandes