As cidades de Aveiro, Braga, Évora e Faro acabam de formalizar a Rede de Cidades de Cultura, liderada pelo Município de Évora, que surge como resultado da evolução natural do trabalho desenvolvido por estas cidades ao longo dos últimos anos no âmbito das suas respetivas candidaturas a Capital Europeia da Cultura 2027, uma iniciativa que obrigava a definição de uma estratégia cultural para cada cidade candidata. Esta rede inclui ainda o Turismo do Alentejo e Teatro Circo de Braga.

As 12 cidades portuguesas que inicialmente assumiram a intenção de se candidatar ao título de Capital Europeia da Cultura entenderam, ainda em 2020, sob proposta do Município de Faro, colaborar entre si para encetar diálogo com o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre questões transversais às diversas candidaturas. Este espírito de cooperação manteve-se na fase de seleção final (Évora, Aveiro, Braga e Ponta Delgada).

Aveiro, Braga, Évora e Faro renovam agora a parceria para responder à oportunidade de apresentar uma candidatura aos apoios do Portugal 2030, submetida ainda neste mês de dezembro. O investimento será canalizado para atividades já previstas nas estratégias culturais de cada uma das cidades, nomeadamente nos programas das iniciativas Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro e Braga) e Capital Europeia da Cultura (Évora).

Além dessas atividades, o plano de ação desta Rede de Cidades de Cultura inclui o desenvolvimento de um projeto de legado para as futuras Capitais Portuguesas de Cultura, que visa propor um conjunto de boas práticas de implementação de estratégias culturais nas cidades, considerando o impacto das designações de Capital Europeia da Cultura e de Capital Portuguesa de Cultura.

Valorizando o papel transformador da cultura, criando novas dinâmicas e fortalecendo a cooperação entre cidades para fazer Portugal crescer pela cultura, a Rede de Cidades de Cultura vai criar presente e construir futuro.