A Geração B27 foi um grupo composto por 27 jovens, que representava a geração bracarense que mais iria beneficiar dos impactos a longo prazo do processo de candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027. Este grupo consistia num órgão consultivo para todo o trabalho em curso da Braga’27, garantindo o olhar dos jovens sobre o programa artístico e a cidade que se projetava.
A Geração B25+ é uma reconfiguração deste grupo, agora com a missão principal de acompanhar e contribuir para a Capital Portuguesa da Cultura 2025, em Braga. De forma a aumentar o envolvimento e impacto destes jovens no ano do título, será desenvolvido, ao longo do ano de 2024, um Programa de Capacitação mais intenso, com sessões regulares e em estreita relação com a Programação da iniciativa.
Este conselho será constituído por mais de 25 jovens – diversos do ponto de vista da faixa etária, contexto social e geográfico, etnia e género – e promete mais ação; mais responsabilidade; sustentabilidade; trabalho em rede; projetos e relação com a cidade e a sua atividade cultural.
Objetivos específicos
- Conhecer, divulgar e participar no programa da Braga 25
- Representar os jovens do concelho de Braga
- Contribuir para a melhoria social e cultural da sociedade bracarense
- Aprofundar o conhecimento sobre história, cultura e atualidade bracarense
Programa de 2024
Ao longo das sessões do Programa de Capacitação, estão a ser trabalhadas várias áreas do Setor Cultural e Criativo (Programação e Mediação Cultural, Comunicação, Acessibilidade, entre outras). A componente teórica está sempre ligada à prática, com algumas ações no terreno, em contacto com a cidade.
No final do ano, com os conhecimentos adquiridos, o grupo de jovens terá a oportunidade de criar o seu próprio projeto cultural e de o apresentar publicamente.