Em Portugal, o RESISTANCE! teve como parceiro associado a Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M. e foi desenvolvido no contexto da preparação da Capital Portuguesa da Cultura. O RESISTANCE! contou com o apoio institucional da Fundação Mário Soares e Maria Barroso e teve como parceiro o Festival Política, que visa promover a participação cívica, a defesa dos direitos humanos e o combate à abstenção entre os jovens.
Objetivos
Este projeto promoveu perspetivas históricas transnacionais e novas metodologias para o ensino da história através das artes performativas, com o objetivo de:
– Comemorar importantes pontos de viragem históricos e mudanças políticas no século XX na Europa;
– Estimular o interesse dos jovens pela investigação de uma história europeia transnacional, de modo a desenvolver uma identidade europeia;
– Promover os valores de uma sociedade democrática aberta e defender a liberdade, a justiça, a igualdade e os direitos humanos fundamentais.
Descrição da edição de 2024
O festival teve a duração de vinte e quatro meses e incluiu um total de oito atividades internacionais: um workshop e sete festivais, seis locais e um online.
Seis instituições culturais foram parceiras nesta iniciativa. Cada parceiro organizou um festival de teatro juvenil no seu país, onde acolheu e apresentou os espectáculos artísticos dos outros e produziu o seu próprio espetáculo em parceria com uma organização local, no caso português o Festival Política. Num formato itinerante, os espectáculos seguiram depois em digressão por cada um dos países participantes no projeto RESISTANCE!
Cada espetáculo teve a duração de 30 minutos, seguido de um debate com o público jovem, com o objetivo de promover a reflexão sobre estes temas e o conhecimento dos acontecimentos históricos nos seus próprios países, descobrindo ao mesmo tempo semelhanças e diferenças com os países parceiros.
Em Portugal, o RESISTANCE! foi particularmente importante, uma vez que a edição de 2024 coincidiu com o 50º Aniversário do 25 de abril, tema que foi o mote para a criação performativa do grupo de jovens portugueses. Teve lugar em Braga, nos dias 2, 3 e 4 de maio, no âmbito da edição 2024 do Festival Política, um festival anual que decorre em diferentes cidades portuguesas, organizado pela ONG Associação Isonomia, que visa promover a participação cívica, a defesa dos direitos do povo e os direitos das pessoas.
Temas por País
– Países Baixos: O processo de descolonização
– República Checa: A Primavera de Praga de 1968
– França: Maio de 68
– Portugal: A Revolução dos Cravos de 1974
– Eslovénia: A desintegração da Jugoslávia
– Itália: Resistência e Vingança
Parceiros do Projeto
Gledališče Glej (Eslovénia)
NDM Ateliér (República Checa)
delleAli Teatro (Itália)
Het Stichting Theaterschip (Países Baixos)
Paul-Valéry Montpellier 3 University (França)
Parceiro Associado
Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M. (Portugal)
Consultar aqui.
Assistir aqui.
_
Este projeto teve o apoio da Comissão Europeia, programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores. Esta comunicação reflecte apenas as opiniões do autor, não podendo a Comissão ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação nela contida.