Financiamento para a mobilidade do grupo português a Itália

Compreender as complexidades da sociedade europeia contemporânea é um desafio, especialmente para as gerações mais jovens que desconhecem ou não compreendem os desenvolvimentos históricos e as complexas narrativas que nos trouxeram até aqui. Na maioria dos Estados Membros da UE, o ensino de História no sistema de educação formal é predominantemente focado em narrativas históricas nacionais, se não patrióticas. Esta abordagem orienta os jovens para um desconhecimento sobre uma história europeia mais ampla, transnacional e partilhada.

O objetivo geral do projeto é promover uma cultura comum de memória, compreensão mútua e diálogo intercultural entre jovens de 6 países da UE através da celebração de importantes momentos políticos que mudaram o curso da História do século XX na Europa.

 

Objetivos específicos

  • Melhorar o ensino de História através da incorporação de outras perspetivas internacionais e de novas metodologias de ensino que recorrem às artes performativas;
  • Celebrar importantes pontos de viragem históricos e mudanças políticas na Europa do século XX;
  • Provocar nos jovens o interesse pela pesquisa de uma História europeia transnacional, de forma a promover e a desenvolver uma identidade europeia;
  • Promover e lutar pelos valores de liberdade, justiça, igualdade e direitos humanos, fundamentais para uma sociedade democrática e aberta.

 

Estão planeadas oito atividades internacionais: um workshop e sete festivais, seis presenciais e um online. Cada país é responsável por criar uma performance com os seus jovens, organizar um festival com 6 apresentações no seu território, convidar uma organização para fazer parceria e enviar a sua perfomance para 5 festivais nos países parceiros. A duração desta performance é de 45 minutos, e após cada apresentação haverá um debate com o público jovem.

Temas dos países parceiros

Países Baixos: O Processo de Descolonização,
República Checa: A Primavera de Praga em 1968,
França: Maio de 68,
Portugal: A Revolução dos Cravos de 1974,
Eslovénia: A Desintegração da Jugoslávia,
Itália: Resistência e Vingança.

 

Parceiros do projeto

Gledališče Glej (Eslovénia)
NDM Ateliér (República Checa)
delleAli Teatro (Itália)
Het Stichting Theaterschip (Países Baixos)
Theatro Circo (Portugal)
Paul-Valéry Montpellier 3 University (França)