“Prefiro tirar uma fotografia a aparecer numa.” – Lee Miller

Sexual Theatre – Feminist Readings of Classics é um projeto de cooperação entre quatro parceiros europeus (Bosnian National Theatre, Zenica, Bósnia e Herzegovina; Theatre City Festival, Budva, Montenegro; Universidade Paul-Valéry, Montpellier, França; e o Teatro Circo de Braga, Portugal) que procura desenvolver, pela criação e circulação de quatro espetáculos de teatro, uma releitura feminista de clássicos da literatura destes quatro países.

O título tem como base a obra “Sexual Politics” de Kate Millett, um dos primeiros e mais importantes livros que definem a abordagem crítica feminista na cultura, utilizada como quadro conceptual deste projeto.

Ao longo de 2024, duplas internacionais de encenadores e dramaturgas irão colaborar com elencos locais e organizações de direitos das mulheres na criação de quatro espetáculos inéditos, a partir de quatro textos originais, que revisitam e reescrevem obras canónicas que contribuíram para formas de representação sexistas e heteronormativas de figuras femininas.

Em 2025, as quatro criações teatrais viajam em formato de festival, pelos quatro países parceiros, com apresentação marcada em Braga no mês de maio, no âmbito do Festival Política. A digressão de Sexual Theatre culmina com a disponibilização online de todos os espetáculos, assim como a edição impressa e multilingue dos textos.  

Júlio Cerdeira (encenação) e cátia faísco (dramaturgia) são os artistas portugueses que farão parte do grupo europeu.

O início deste projeto aconteceu em março deste ano, em Zenica, na Bósnia, e permitiu a todos os participantes do projeto uma semana intensa de formação e cooperação sobre Literatura, Feminismo e Práticas Interculturais. No programa inicial participaram todos os coordenadores e gestores do projeto, bem como dramaturgas e encenadores convidados pelos quatro países, tendo Braga sido representada por Francesca Rayner (formadora), cátia faísco (dramaturga), Júlio Cerdeira (encenador), Maria Inês Marques (coordenadora do projeto) e Hugo Loureiro (gestor do projeto).

Fotografia: Hugo Loureiro

Parceiros do projeto

 

Equipa em Portugal

  • Maria Inês Marques – Coordenadora do projeto
  • Hugo Loureiro – Gestor do projeto
  • cátia faísco – Dramaturga
  • Júlio Cerdeira – Encenador