O Programa de Voluntariado da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura recebeu 186 inscrições, por parte de pessoas de diferentes idades.
A faixa etária mais representada é a dos jovens dos 18 aos 25 anos (49 inscritos), mas há também adolescentes (15-17 anos, 20 inscritos) e adultos de todas as idades, incluindo 15 inscritos com idades entre os 66 e 75 anos.
Todas as pessoas voluntárias passaram por um processo de recrutamento que incluiu uma entrevista de grupo, uma sessão de capacitação inicial e uma sessão de capacitação específica. As sessões de capacitação específica decorreram entre 18 e 21 de novembro.
Foram definidos 4 perfis de função para as pessoas voluntárias da Braga 25: Comunicadores, Produtores, Assistentes e Coordenadores de pessoas voluntárias.
Este programa de voluntariado surgiu como forma de envolver a comunidade que não integra o setor cultural e artístico. O objetivo é integrar todos aqueles que queiram fazer parte deste título através de diferentes oportunidades de voluntariado, que impulsionam a cidadania ativa, que ajudam a emancipar cidadãos e que proporcionam experiências de empoderamento individuais e coletivas variadas.
Este programa é o reflexo de uma estreita colaboração entre a Equipa de Missão da Braga 25 (Faz Cultura – Empresa Municipal de Cultura de Braga, E.M e Município de Braga) e a Estrutura Municipal de Voluntariado – Braga Voluntária.