O DESEJAR – Movimento de Artes e Lugares Comuns é um movimento nacional e internacional orgânico e fluido de artes e lugares comuns, integrado na Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura, iniciado em 2024 com um programa que integra um conjunto alargado de ações. O Desejar foca-se na ação e reflexão em torno das práticas artísticas participativas e comunitárias e sustentáveis. 

Esta convocatória tem como objetivo receber propostas de projetos que possam integrar o DESEJAR, que conta com um momento de apresentação pública intensiva entre os dias 10 e 14 de junho de 2025. Procuram-se criações artísticas participativas e comunitárias a iniciar anteriormente a junho de 2025, que cruzem coletivos e artistas locais, nacionais e internacionais, com experiência na arte participativa e comunitária, com agentes da região a partir de Braga.

Quem pode participar?
Todas as pessoas individuais ou coletivas locais, nacionais e internacionais, com atividade no domínio desta convocatória. Os projetos a apresentar devem preocupar-se em dialogar com as especificidades do território de Braga. 

Quando?

Esta convocatória decorre de 18 de março a 15 de abril de 2024. O DESEJAR – Movimento de Artes e Lugares Comuns decorre de 10 a 14 de junho de 2025.

Nota: A janela temporal para trabalhar a dimensão participativa, naturalmente antecede as datas aqui definidas e será ajustado projeto a projeto.

Como apresentar a proposta? 

Para participar, as pessoas interessadas deverão preencher o formulário disponível aqui.

Que projetos serão aceites na convocatória?

Esta convocatória destina-se à apresentação de propostas (ex: espetáculos, instalações, performances, oficinas, residências) nas seguintes áreas: Teatro, Dança, Música, Artes Circenses, Performance, Pintura, Escultura, Vídeo, Fotografia, Novos Media, Instalação, Design, Arquitetura, entre outras. Privilegiam-se propostas transdisciplinares que ativem as dimensões participativa, comunitária e sustentável direcionadas para o espaço público de todo o território do concelho de Braga. 

Quais as condições garantidas pela organização?

Cada projeto selecionado terá direito a uma bolsa, estipulada a partir do montante global desta edição. O montante global desta convocatória é de 40.000€. O apoio concedido cobre cachês da equipa artística e técnica, produção, despesas de deslocação, alimentação e alojamento; Apoio nas necessidades técnicas dos projetos (com base no que for indicado no formulário da candidatura e consoante a disponibilidade de material); O desenvolvimento do projeto estará sempre em diálogo com a equipa do DESEJAR.

Tens dúvidas?
Esclarece-as até ao dia 8 de abril de 2024, através deste e-mail: desejar2025@gmail.com. 

Consulta o regulamento

Para teres acesso à informação completa, consulta o regulamento da convocatória aqui.